Questões de português e de comunicação

terça-feira, junho 05, 2007

Há diferença entre Español e Castellano ? Se há , qual é ?

Melhor resposta - Escolhida por votação

Como já lhe responderam, em Espanha tem muitas línguas:
el catalán, el gallego (o gallego-portugues) y el leonés, el bable o asturiano, el andaluz, el mallorquín y otros dialectos.
O catalão, o galego, o leonês, o asturiano, o andaluz, o maiorquino, etc. Só que a língua que começou por se falar em Castela, a região que se impôs a toda a península com exceção de Portugal, tornou-se a língua predominante. Tem quem advogue que se devia chamar Castelhano a essa língua, visto que todas as outras referidas também são espanholas. Mas como a tendência é chamar o mesmo nome à língua e ao país, assim ficou espanhol. Nos países de língua espanhola, penso que nem sequer se pôe a hipótese de se designar por castelhano. Castelhano seria só a variedade específica de Castela, ficando o espanhol internacional e da América Latina de fora.

1 comentário:

A. H. Neves disse...

Contudo os espanhóis, especialmente os falantes de línguas minoritárias, insistem na designação de castelhano, que penso que esteja também a ganhar apoio em Portugal... Mas como disseste e muito bem, a designação de espanhol deve usar-se em relação ao espanhol internacional, uma vez que este também tem muito elementos das línguas minoritárias da Península Ibérica, em especial dos diassistemas galego-português e catalão-valenciano-balear

Arquivo do blogue