Questões de português e de comunicação

quinta-feira, junho 07, 2007

Qual é o melhor portugues falado no mundo?

O açoriano!

Claro que é provocação da minha parte... Uma vez estive falando com um açoriano, acho que horas. Não compreendi nada!

O melhor português do mundo é sempre aquele que nós falamos. São os outros que têm sotaque. Quando alguém tem o nosso sotaque, nós dizemos que ele não tem sotaque.

Mas tem mais uma coisa. Você tem sempre que adaptar a língua à situação de comunicação. Um professor não fala da mesma maneira na sala de aula, na sala de professores, entre colegas, em casa ou num boteco. Não fala da mesma maneira numa reunião de professores ou num convívio com amigos de infância.
O melhor português do mundo é o mais adequado às suas intenções e eficaz quanto aos objetivos que você pretende atingir numa determinada situação.
Não sei se faço bem, mas costumo "abrasileirar" os meus textos aqui no YR. É uma adaptação à situação. Mas este tipo de adaptação é quase impossível. Por exemplo, não sei se no Brasil "adaptação" mantém ou não o "p". Aposto que mantenha porque não me parece que seja consoante muda.

Em suma, acho que sua pergunta não tem sentido.
O português tem variedades geográficas, sociais, culturais e situacionais e todas são igualmente boas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue