Questões de português e de comunicação

terça-feira, junho 05, 2007

Quem decide somos nós

QUEM DECIDE SOMOS NÓS


Não, não é um comunicado da CTC do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa. É mais um exemplo da concordância com o nome predicativo do sujeito, nos termos da gramática de referência e da CTC, ou da inversão sujeito-nome predicativo, nos termos que tenho defendido. Procurei no Google e fui remetido para muitos "sites" de gramáticas brasileiras que tratam a questão em termos de concordância especial do verbo com o nome predicativo do sujeito. Mantenho a minha análise, mas isso permitiu-me coligir um número considerável de exemplos. Desses, saliento aqueles que implicam também a concordância em pessoa, pois é mais fácil aceitar o fenómeno e a descrição que dele faço.
Vou limitar-me a listar alguns exemplos:
"O Gaspar Solipa não sou eu"
"Os candidatos somos nós"
"O inferno são os outros"
"O Estado sou eu"
"Quem discorda és tu?"
"Portugal somos nós"
"O problema da empresa são os funcionários desmotivados"
"A prioridade agora são os programas sociais"
"Nos relatórios consulares o tema mais focalizado são as escolas italianas"
"O público serão os condutores recém-encartados"
"A paixão da Sílvia sempre foram os felinos"
"O problema foram as perguntas mal construídas, queixaram-se os candidatos do CNLP"
"O que houve na terceira edição do CNLP foram brigas e discussões intermináveis"
" O que não falta são erros e mais erros no segundo teste do CNLP"
"O prato do dia são enguias fritas com arroz de tomate"
"Amor são só alegrias"

Como esta frase é simpática, termino aqui.

Sem comentários:

Arquivo do blogue