Questões de português e de comunicação

domingo, junho 03, 2007

QUEM é o seu ( sua ) melhor cozinheira(o) ?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

EU. Peru de Natal é comigo. O meu segredo é: pôr o peru de molho 24 horas com 1 kg de sal, rodelas de limão (2) e de laranja. Depois faço o recheio. Preciso de meio frango cozido, um bife frito, um bife de porco frito, salsichas fritas, presunto (cozido e cru, fumado), mortadela, miúdos do peru e do frango cozidos. Leite. Pão (de 30, isto é, que custava 30 escudos quando a avó da minha mulher me deu a receita...é um pão escuro de centeio). Azeitonas pretas oxidadas, azeitonas verdes gordal. Salsa. Cebola. 6 ovos.

1º Pico as carnes todas. Frito a cebola picada em margarina. Pico , à mão, o miolo do pão e ponho-o a amolecer com o leite.
2º Misturo as carnes picadas com com a 1/2 dúzia dos ovos. Ponho a carne picada a ferver com a cebola. Depois junto o pão amolecido, mas não cozo muito a mistura. Gosto que fique granulado.
3º Deixo arrefecer o recheio e só então incorporo as azeitonas cortadas aos pedacinhos e sem caroços, a salsa picadinha e raspas de casca de limão.
4º Agora o peru. Tiro-o da água e escorro-o muito bem. Enxugo-o com uma toalha. Este é o segredo de o peru ficar suculento. Tem de ser muito bem enxuto e nunca , mas nunca se deita molho sobre ele. Encho o papo com o recheio, assim como a barriga.. Coso as duas aberturas com agulha e linha. Coloco o peru no tabuleiro. Esfrego-o com sal. Não pode ser barrado com qualquer gordura. São condições para que fique suculento, estar bem seco ao ser introduzido no forno, nunca ser regado com qualquer líquido ou gordura durante toda a assadura e cozinhar apenas o tempo necessário para que a carne fique cozida mas não seca. Logo que operu esteja bem louro, retiro-o do forno, constipo-o, ou seja levo-o á varanda, ao frio de dezembro português e volto-o a pôr no forno, agora mais quente, só o tempo de pôr a pele estaladiça. Para acompanhamento faço um arroz com passas e pinhões e a gordura derretida do peru. O recheio que não coube no peru é comido como acompanhamento. Gosto mais desse recheio do que do que foi ao forno. Não esqueço a salada de agrião. Um espumante bruto a companhar também não fica mal.

Têm sorte em lhes deixar esta receita. Tem sido segredo de família.

0 1
Avaliação do autor da pergunta:
agradeço a todos pelas otimas respostas , mas não tinha como não escolher o Manoel , essa receita que passou completou a pergunta e ainda abriu mão de um segredo de familia
Adoreia receita Manoel , assim que minha situação financeira melhorar irei preparar essa receita com certeza
abração baby

Sem comentários:

Arquivo do blogue