Questões de português e de comunicação

terça-feira, junho 05, 2007

Tens alguma recordação que é muito antiga e especial para ti?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Estive no exército português em Angola durante a guerra colonial. Estive 15 meses numa zona de forte implantação da FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola) , onde os combates eram frequentes. Só de há 2 anos para cá é que começo a esquecer-me desses 15 meses. 34 anos depois, a guerra foi ainda ontem para mim. Muitas vezes acordo de noite e procuro no tecto do meu quarto a Cassiopeia ou o Orion, as únicas constelações que se vêem em Angola e Portugal, como se ainda estivesse dormindo ao ar livre numa operação de patrulhamento. Nunca mais esqueço a visão da Cassiopeia e de Orion, as constelações que me ligavam a casa, quando estava no mato em Angola.
O meu corpo estava lá, em Zala, no Coa, no Loge, no Lué-Ué, no Nanja do Meconde, na Mata do Hinda, na Mata Bala, no Quimiala, no Bico do Pato, mas eu estava na minha casa, através dessas benditas constelações, visíveis simultaneamente nos dois hemisférios.

Sem comentários:

Arquivo do blogue